Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Líder da Liga Árabe acusa Irã e Turquia de intromissão no Oriente Médio

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, declarou neste domingo (24) que a Turquia e o Irã têm se intrometido nos conflitos da Líbia, Síria e Iêmen.


Sputnik

"Nós [juntamente com a União Europeia] estamos compartilhando preocupações sobre os conflitos militares no Iêmen, Líbia e Síria, bem como sobre interferências estrangeiras, tanto iranianas quanto turcas", disse Gheit nos bastidores da primeira cúpula entre a Liga Árabe e a União Europeia, em Sharm el-Sheikh, no Egito.


O ex-ministro de Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit.
Ahmed Aboul Gheit © AP Photo / Bela Szandelszky

Ele ainda ressaltou que não há solução militar para os conflitos no Iêmen, Líbia e Síria, bem como apontou a necessidade de preservar a integridade territorial desses Estados.

A cúpula entre as duas organizações teve início neste domingo (24) e terminará na segunda-feira (25).

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas