Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Rússia detectou 23 aeronaves espiãs próximas à fronteira em uma semana

A Rússia detectou 23 aeronaves estrangeiras realizando atividades de reconhecimento perto de sua fronteira, segundo um infográfico semanal publicado pelo jornal oficial das Forças Armadas russas, Krasnaya Zvezda, nesta sexta-feira.


Sputnik

O material também revelou que os caças russos foram mobilizados quatro vezes na semana passada para interceptar os aviões estrangeiros e impedi-los de atravessar a fronteira.


Resultado de imagem para Krasnaya Zvezda
U-2 norte-americano | Reprodução

Não houve transgressões, de acordo com a publicação.

Esta não é a primeira vez que militares russos detectam aviões espiões estrangeiros realizando atividades de reconhecimento perto da fronteira russa. Anteriormente, a Krasnaya Zvezda publicou um infográfico mostrando que vinte e três aeronaves estrangeiras foram avistadas no dia 18 de janeiro.

Na semana passada, o equipamento de controle do espaço aéreo russo detectou uma aeronave sueca de reconhecimento Gulfstream sobre o Mar Báltico, perto da fronteira com a Rússia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas