Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

Rússia se opõe à participação de países europeus na criação de zona de segurança na Síria

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comentou a ideia do presidente dos EUA, Donald Trump, de criar uma zona de segurança no norte da Síria com a participação de países europeus.


Sputnik

O chanceler rejeitou a proposta, afirmando que a participação de países europeus dificilmente ajudará a resolver a crise no país árabe.


Militar hasteia bandeira da Síria na linha de frente em Aleppo
© Sputnik / Mikhail Voskresenskiy

"Me parece que vários planos dos países que estão presentes no território sírio de forma ilegítima, e que ainda querem implicar outros atores ilegítimos nisso, não ajudam a resolver a crise", disse o ministro.

Lavrov defendeu que a resolução da crise síria deve ser guiada pelos acordos alcançados no âmbito do formato de Astana, que envolveu conversações entre Rússia, Turquia, Irã.

Anteriormente, havia sido noticiado pel Washington Post que o Pentágono está trabalhando em um plano para criar uma zona de segurança no norte da Síria com a participação de países europeus, cuja missão seria proteger as forças curdas da possível ameaça da Turquia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas