Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Satélite teria captado 2º lançamento do programa espacial iraniano

Recentemente, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que dois satélites de fabricação nacional seriam lançados "nos próximos dias".


Sputnik

Vale destacar que os EUA consideram o lançamento iraniano uma violação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas referente ao programa nuclear iraniano.


Imagem do satélite fornecida pela DigitalGlobe mostra foguete em base de lançamento no Centro Espacial de Imam Khomeini, no Irã
Imagem do satélite fornecida pela DigitalGlobe mostra foguete em base de lançamento no Centro Espacial de Imam Khomeini, no Irã © AP PHOTO / DIGITALGLOBE, A MAXAR COMPANY

Imagens captadas por um satélite sugerem que o Irã teria tentado um segundo lançamento de seu satélite, mesmo com a desaprovação dos EUA, que acreditam que o programa espacial iraniano esteja ajudando no desenvolvimento de mísseis balísticos do país, conforme informa o The Time of Israel.

Além disso, o jornal informou que as imagens publicadas pela empresa do Colorado, DigitalGlobe, mostra um foguete no Centro Espacial de Imam Khomeini, na província de Semnan.

As imagens sugerem a utilização de um foguete Safir, ou "embaixador" durante o lançamento. Nas imagens é possível observar o foguete que parece estar sendo lançado.

Anteriormente, o Irã tentou lançar o satélite Payam, contudo, a missão falhou devido a uma falha no terceiro estágio de lançamento do foguete, não conseguindo obter o impulso necessário para chegar à órbita.

Logo após o fracasso do lançamento, Rouhani citou que o país tentaria lançar um novo satélite nos próximos meses, seguindo o seu programa espacial.

O Irã garante que os lançamentos não violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e enfatiza que isso faz parte da exploração do programa espacial do país.

Comentários

Postagens mais visitadas