Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Satélite teria captado 2º lançamento do programa espacial iraniano

Recentemente, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que dois satélites de fabricação nacional seriam lançados "nos próximos dias".


Sputnik

Vale destacar que os EUA consideram o lançamento iraniano uma violação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas referente ao programa nuclear iraniano.


Imagem do satélite fornecida pela DigitalGlobe mostra foguete em base de lançamento no Centro Espacial de Imam Khomeini, no Irã
Imagem do satélite fornecida pela DigitalGlobe mostra foguete em base de lançamento no Centro Espacial de Imam Khomeini, no Irã © AP PHOTO / DIGITALGLOBE, A MAXAR COMPANY

Imagens captadas por um satélite sugerem que o Irã teria tentado um segundo lançamento de seu satélite, mesmo com a desaprovação dos EUA, que acreditam que o programa espacial iraniano esteja ajudando no desenvolvimento de mísseis balísticos do país, conforme informa o The Time of Israel.

Além disso, o jornal informou que as imagens publicadas pela empresa do Colorado, DigitalGlobe, mostra um foguete no Centro Espacial de Imam Khomeini, na província de Semnan.

As imagens sugerem a utilização de um foguete Safir, ou "embaixador" durante o lançamento. Nas imagens é possível observar o foguete que parece estar sendo lançado.

Anteriormente, o Irã tentou lançar o satélite Payam, contudo, a missão falhou devido a uma falha no terceiro estágio de lançamento do foguete, não conseguindo obter o impulso necessário para chegar à órbita.

Logo após o fracasso do lançamento, Rouhani citou que o país tentaria lançar um novo satélite nos próximos meses, seguindo o seu programa espacial.

O Irã garante que os lançamentos não violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e enfatiza que isso faz parte da exploração do programa espacial do país.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas