Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Aeronave de observação americana efetua 2º voo sobre a Rússia

Um avião militar norte-americano efetuou mais um voo de observação sobre o território da Federação da Rússia no âmbito do Tratado de Céus Abertos, de acordo com os dados do portal de monitoramento PlaneRadar.


Sputnik

Segundo informou o portal, às 6h15, horário de Moscou (00h15 horário de Brasília), um avião Boeing OC-135B da Força Aérea dos EUA sobrevoou o território da cidade de Komsomolsk-no-Amur, na região de Khabarovsk. Destaca-se que a aeronave voava a uma altitude de 10,7 quilômetros.


Boeing OC-135B da Força Aérea dos EUA
CC BY-SA 2.0 / Airwolfhound / OC-135B

De acordo com as regras, o Boeing OC-135B não deve ter quaisquer armas a bordo. A aeronave passou por verificação dos órgãos internacionais com a participação de Moscou. Assim, é excluído o uso de qualquer equipamento não previsto pelo Tratado.

Este não é a primeiro voo de observação realizado pelo avião. Em 11 de março passado sobrevoou a mesma região, em particular, a zona da cidade russa de Chita, com a intenção de coletar mais informações sobre a brigada de mísseis que está estacionada nessa localidade.

Entre os dias 11 e 16 de março, os Estados Unidos e a Noruega participam de uma missão conjunta no quadro da implementação internacional do Tratado de Céus Abertos. A missão prevê voos de observação sobre o território da Federação da Rússia em um avião Boeing OC-135B dos EUA.

O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 pelos países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Segundo este tratado, os signatários podem realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros países-membros e recolher informações sobre as suas tropas.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas