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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

'Está no final', diz Portugal sobre compra do KC-390 da Embraer

Em fase final para comprar cinco KC-390, Portugal deve ser o primeiro cliente de exportação do novo jato da Embraer


O Vale

O ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho, disse em audição numa comissão parlamentar, que a negociação com a Embraer para a compra de cinco unidades do jato multimissão KC-390 está em "processo avançado de negociação", mas ainda sem um acordo final.

KC-390. Replanejamento para a certificação aumentou os custos | Foto: Divulgação

Portugal abriu negociação com a Embraer, no primeiro semestre de 2017, para comprar cinco unidades da aeronave, com opção para um sexto KC-390. As entregas devem iniciar em 2021.

A negociação deve tornar o país europeu o primeiro cliente de exportação do novo jato de transporte militar.

Cravinho disse que o valor inicial estabelecido para o negócio "não é negociável" e que a compra deve se restringir a cinco aeronaves.

À comissão, ele disse que o governo português "não irá para além do que está estabelecido em termos de custos na Lei de Programação Militar", que aponta 827 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões), em 12 anos, para o programa dos jatos.

As aeronaves da Embraer servirão para substituir a atual frota de aviões C-130 de Portugal. "A Embraer sabe disso, é uma condicionante absoluta", disse o ministro. Ele destacou ainda que o processo está na "fase pré-final das negociações" e manifestou a esperança de que "haja condições para uma decisão nos meses mais próximos".

Cravinho confirmou a negociação para cinco unidades do KC-390. Ao ser questionado se o contrato poderia ser reduzido para quatro, por um deputado, ele disse que essa opção não está na mesa de negociação. "O que está em cima da mesa, atendendo ao limite financeiro neste momento, é a aquisição de cinco", afirmou.

Sobre a compra, o ministro ainda declarou que "há avanços muito significativos no plano técnico e financeiro", mas admitiu uma "pausa" para repensar a estratégia do negócio. "Precisamos voltar a fazer reflexão na componente estratégica. Sobre se a Embraer é a melhor opção para Portugal", disse.

OUTRO LADO

Em nota, a Embraer confirmou o negócio: "Estamos totalmente comprometidos a concluir as negociações de forma a atender aos interesses de Portugal".

Acordo com Boeing amplia mercado para jato militar

A Embraer e a Boeing, que formarão uma joint venture para incluir a venda do KC-390, estão ampliando os mercados para o jato militar da fabricante brasileira. Além de Portugal, ao menos quatro países estão interessados na aeronave: Argentina, Colômbia, Chile e República Tcheca.

A expectativa da Embraer é que, com a parceria da Boeing, o número de interessados no avião aumente exponencialmente. Em fase final de testes militares, o KC-390 está programado para entrar em operação em 2019, com as primeiras unidades do jato entregues à FAB (Força Aérea Brasileira), que comprou 28 aviões. Em outubro do ano passado, o KC-390 foi certificado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

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