Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Análise: Brasil poderia se tornar 'vigilante' dos EUA na América Latina

O presidente norte-americano, Donald Trump, referiu a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN. O analista russo Pavel Feldman avaliou a possibilidade de entrada do Brasil na aliança, bem como que papel poderia desempenhar o Brasil no conflito na Venezuela.
Sputnik

Durante a visita oficial do presidente do Brasil Jair Bolsonaro aos EUA, foram discutidos os assuntos internacionais mais importantes, entre eles a cooperação bilateral entre os EUA e o Brasil e a situação na Venezuela.


Uma das declarações mais sensacionais foi a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN, referida pelo presidente dos EUA Donald Trump.

O vice-diretor do Instituto de Estudos Estratégicos e Prognósticos da Universidade Russa da Amizade dos Povos, Pavel Feldman, revelou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que os EUA são apenas um dos países da OTAN, há outros países cuja opinião deveria ser levada em conta nesse assunto.

Segundo ele, se o Brasil aderir à OTAN ele vai desempenhar o papel de vigilante d…

EUA bloqueiam evacuação de refugiados na Síria

Os Estados Unidos se recusaram a permitir que comboios de ônibus, que evacuariam refugiados do campo de Rukban, na Síria, entrassem na zona controlada pelos EUA em Al-Tanf, onde fica o campo, informou neste sábado o chefe do Centro Russo de Reconciliação na Síria, o tenente-general Sergei Solomatin.


Sputnik

"O lado norte-americano rejeitou a exigência do centro conjunto de coordenação Rússia-Síria para a repatriação de refugiados para permitir que os comboios de transporte entrassem no território de Al-Tanf", disse Solomatin em uma coletiva de imprensa.


Acampamento para refugiados de Rukban, no sul da Síria (arquivo)
Acampamento de refugiados Rukban, sul da Síria © AP Photo / Raad Adayleh

O campo de Rukban, que abriga cerca de 40 mil pessoas deslocadas, está localizado na parte sul da Síria, perto da Jordânia. Essa área, que se tornou um campo de refugiados para os residentes sírios em 2014, se encontra atualmente sob controle dos Estados Unidos.

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Robert Palladino, apelou ontem por esforços coordenados para a evacuação de refugiados.

"Os Estados Unidos apoiam a exigência da ONU por uma solução duradoura para Rukban, em linha com os padrões de proteção e coordenada com todas as partes", Palladino twittou na última sexta-feira. "As iniciativas unilaterais russas, não coordenadas com as Nações Unidas e as partes regionais, não atendem a esses padrões. Os EUA e a ONU estão prontos para esforços coordenados em partidas informadas, seguras, voluntárias para aqueles que desejam sair".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas