Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

EUA colhem os frutos dos êxitos dos exércitos russo e sírio, diz parlamentar da Síria

Os EUA estão colhendo os frutos dos êxitos da Síria e da Rússia na luta contra o grupo terrorista Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), suas declarações sobre a vitória sobre os terroristas são meramente políticas, afirmou à Sputnik a deputada do parlamento sírio Ashwaq Abbas.


Sputnik

Na sexta-feira (22), a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, declarou que a Síria está 100% "limpa de terroristas do Daesh". No sábado (23), as Forças Democráticas da Síria (FDS) anunciaram a vitória sobre o Daesh, embora tenham acrescentado que a luta contra os restos do grupo terrorista ainda continua.

Soldado norte-americano em Manbij, norte da Síria, 4 de abril de 2018
Tropa dos EUA na Síria © AP Photo / Hussein Malla

"Se quisermos contar quantas vezes os EUA declararam a sua vitória sobre o Daesh, acho que é mais de dez vezes. Acho que é uma declaração meramente política, que não tem nada a ver com a realidade, já que seu objetivo é perturbar a opinião pública", afirmou Abbas.

"Os EUA querem colher os frutos dos êxitos de outros países. Contra o Daesh estavam lutando o Exército sírio e a Força Aeroespacial da Rússia, e não os norte-americanos", afirmou a deputada.

Ela recordou a aproximação das eleições presidenciais dos EUA e supõe que o presidente dos EUA precisa de momentos “positivos” para a sua reeleição.

Ar-condicionado Portátil Olimpia Splendid - 12.000 BTUs Frio Piu 12 Silent com Controle Remoto

Ar-condicionado Portátil Olimpia Splendid - 12.000 BTUs Frio Piu 12 Silent com Controle Remoto 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas