Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

EUA estão treinando implementação de sistema antimísseis em Israel

As tropas dos EUA estão realizando exercícios em Israel, praticando o rápido desdobramento no território israelense do sistema de mísseis antibalísticos THAAD, informou o serviço de imprensa do Exército israelense.


Sputnik

Os militares destacam que a transferência para o país de um dos sistemas defesa antimísseis mais avançados que estão em serviço nos EUA não está relacionada a "nenhum evento atual específico".


Sistema de mísseis antibalísticos THAAD
Sistema de mísseis antibalísticos THAAD © Foto : US Missile Defense Agency

"O Comando Europeu dos EUA (EUCOM) está atualmente realizando exercícios de instalação do sistema de defesa antimísseis THAAD em Israel para cumprimento do conceito operacional conjunto. O objetivo […] é testar a rápida instalação de sistemas integrados em todo o mundo", diz o comunicado de imprensa.

Israel expressou sua gratidão aos colegas norte-americanos pelos exercícios e caracterizaram as manobras como uma oportunidade para treinar mais uma vez a integração dos sistemas de defesa antiaérea dos EUA na sua própria defesa antimíssil escalonada.

"As Forças Armadas de Israel veem neste desdobramento uma oportunidade para trabalhar a integração de sistemas avançados de defesa antiaérea americanos com os sistemas antiaéreos israelenses. O sistema THAAD reforça o potencial de Israel para combater mísseis balísticos de longo alcance e é considerado um dos mais avançados do mundo", afirma o comunicado.

Os exercícios americanos foram bem recebidos pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. "A implantação do […] sistema de defesa antimísseis dos EUA é mais uma prova do compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel", disse Netanyahu, postando um vídeo de sua declaração no Youtube.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas