Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

EUA, Reino Unido e Japão iniciarão exercício no oeste do Pacífico nesta quinta-feira

Um exercício de caça submarina com navios de guerra dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão começará nesta quinta-feira em apoio à navegação aberta na região do Indo-Pacífico, informou a Marinha dos EUA em um comunicado à imprensa.


Sputnik

"Com foco na guerra anti-submarino, uma aeronave de patrulha marítima P-8A da Marinha dos Estados Unidos do Esquadrão de Patrulha War Eagles participará dos exercícios", disse o comunicado na terça-feira.


Navios de guerra do Japão, EUA e Índia durante os primeiros exercícios navais conjuntos no oceano Pacífico (foto de arquivo)
© AFP 2018 / JIJI PRESS© AFP 2018 / JIJI PRESS

O Reino Unido fornecerá duas fragatas, e o Japão enviará um destroier, uma aeronave de patrulha marítima e um submarino para se juntar à 7ª Frota dos EUA para o segundo exercício deste tipo, disse o comunicado.

O exercício anti-submarino trilateral inicial foi realizada em dezembro de 2018, de acordo com o comunicado.

As manobras acontecem em um momento de forte tensão no mar do Sul da China, em torno de ilhas e recursos naturais disputados por nações da região, e de um temor em torno de uma possível retomada dos testes balísticos por parte da Coreia do Norte.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas