Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Exército indiano derruba drone paquistanês que invadiu espaço aéreo no Rajastão

Tropas do Exército indiano derrubaram um drone do exército paquistanês depois do equipamento tentar violar o espaço aéreo indiano no setor de Sri Ganganagar, no Estado de Rajastão, confirmaram fontes militares à agência de notícias Asia International neste sábado.


Sputnik

O modelo do drone não foi especificado. Militares paquistaneses não comentaram o caso até o momento.


Drone (imagem referencial)
© AP Photo / Kirsty Wigglesworth

O drone tornou-se o terceiro veículo aéreo não-tripulado supostamente derrubado pelos militares indianos desde que o ataque da Força Aérea Indiana contra um campo de treinamento terrorista no Paquistão no mês passado piorou a relação entre os dois países.

Anteriormente, militares indianos informaram terem abatido um drone no setor Bikaner do Rajastão no último dia 4 de março. Outro também teria sido derrubado na manhã de 26 de fevereiro, depois de entrar no espaço aéreo indiano no distrito de Kutch, no estado de Gujarat.

Índia e o Paquistão são inimigos há décadas, mas as tensões aumentaram depois que um grupo terrorista paquistanês filiado à al-Qaeda realizou um atentado a bomba contra as forças de segurança indianas na Caxemira, matando pelo menos 40 soldados. As forças armadas indianas responderam com ataques aéreos campo de treinamento de terroristas no lado paquistanês da fronteira, mas os ataques levaram a uma série de confrontos entre os dois vizinhos.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas