Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

FDI: Sirenes alertam para ataques aéreos em toda a região sul de Israel

De acordo com relatos da imprensa local, militantes em Gaza lançaram pelo menos 10 projéteis em direção à cidade de Sderot, no sul de Israel, nesta segunda-feira.


Sputnik

No começo do dia, as Forças de Defesa de Israel disseram ter destruído o escritório do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, e também afirmaram ter atacado o serviço de segurança interna do Hamas e a sede secreta da inteligência militar em Gaza.

Ataque israelense com mísseis na Faixa de Gaza
Bombardeio israelense na Faixa de Gaza © Sputnik / Ahmed Abed

Nesta segunda, autoridades de saúde israelenses disseram que seis pessoas ficaram feridas no centro de Israel, ao norte de Tel-Aviv, como resultado de um míssil lançado a partir da Faixa de Gaza. As FDI disseram que começaram a atacar alvos do Hamas em Gaza, em resposta aos disparos de foguetes que destruíram uma casa no centro de Israel.

O míssil foi lançado dez dias após o bombardeio de Tel-Aviv, a segunda maior cidade do país, para o qual os israelenses reagiram com ataques contra centenas de alvos militantes na Faixa de Gaza. Os palestinos não atacaram territórios tão profundos dentro de Israel desde o conflito armado no verão de 2014, limitando-se a ataques contra as regiões do sul de Israel adjacentes ao enclave.

Enquanto isso, uma autoridade palestina disse à Reuters na segunda-feira que Israel e o grupo militante palestino Hamas concordaram com um cessar-fogo mediado pelo Egito. O funcionário, que falou sob condição de anonimato, disse que a trégua entrou em vigor às 22:00, hora local (17:00 horário de Brasília), segundo a Reuters.

Aviao HAWK T Mk.1a - HOBBYBOSS

Aviao HAWK T Mk.1a - HOBBYBOSS

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas