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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

Força Aérea dos EUA detecta 'problema sério' e suspende operações do avião KC-46

A Força Aérea dos EUA ameaçou rejeitar os aviões de reabastecimento KC-46 Pegasus da Boeing.


Sputnik

A fabricante Boeing continua enfrentando problemas no desenvolvimento de seus aviões de reabastecimento KC-46 Pegasus, desta vez devido à suspensão dos voos de teste e à repreensão de Washington depois que foram encontrados objetos potencialmente perigosos, além de ferramentas, que foram esquecidos dentro dos aparelhos durante o processo de construção das aeronaves.


The Boeing KC-46 tanker program, built on the frame of a Boeing 767, is assembled in Everett. (Mike Siegel / The Seattle Times)
O programa de abastecedores Boeing KC-46, construído no chassi de um Boeing 767, é desenvolvido em Everett. (Mike Siegel / The Seattle Times)

Estes pedaços de metal e ferramentas deixados em diversas partes dos aviões poderiam danificar seus equipamentos ou o cabeamento elétrico, fazendo com que a Força Aérea dos EUA ordenasse a suspensão das operações do novo modelo da Boeing.

Os voos foram retomados nesta quinta-feira (28), porém, tanto a Força Aérea quanto a Agência de Gestão de Contratos de Defesa obrigaram a Boeing a realizar 13 melhoras em sua linha de montagem, advertindo que poderiam rejeitar os aviões.

Segundo o portal The Seattle Times, a Boeing emitiu um memorando interno avisando seus funcionários que o caso da detecção de ferramentas e objetos alheios dentro das aeronaves estava prejudicando a "atual confiança" da Força Aérea em seus produtos.

Além disso, a empresa classificou o caso como "um problema sério", solicitando que todos se esforçassem para demonstrar para a Força Aérea dos EUA que a empresa é "a fabricante de aeronaves número um".

Entretanto, os problemas no controle de qualidade não são o primeiro problema que afeta o programa do Boeing KC-46, cujo custo ultrapassa em US$ 3 bilhões (R$ 11,3 bilhões) o orçamento inicial.

Anteriormente, a empresa foi pressionada para reformular o sistema de sensores e câmeras que controla a conexão da mangueira de abastecimento da aeronave de reabastecimento ao avião receptor. Perante essa situação, Washington ameaçou reter US$ 28 milhões (R$ 106 milhões) por aeronave até que o problema fosse resolvido.

Além dos seis aviões KC-46 que estão em fase de voos de teste, a Boeing forneceu outros seis aviões às bases aéreas de McConnell (Kansas) e de Altus (Oklahoma). Outros 45 aviões estão em fase final de produção.


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