Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Forte inundação atinge base americana com 'aviões do Juízo Final'

No estado norte-americano de Nebraska, as inundações atingiram a base aérea militar de Offatt, onde se encontram aeronaves Boeing E-4B Nightwatch, também chamadas de "aviões do Juízo Final".


Sputnik

A informação foi divulgada pelo comandante da 55ª Ala da Força Aérea dos EUA, Coronel Michael Manion.


Reprodução

Destaca-se que a inundação da base ocorreu devido a um aumento drástico do nível da água nos rios Missouri e Platt.

"A água permanece no mesmo nível há 12 horas. Não esperamos que a água suba, mas estamos prontos", disse o coronel em um comentário em sua página no Facebook.


Reprodução

Ao mesmo tempo, ele acrescentou que 20 edifícios foram evacuados por causa das inundações.

A base aérea de Offatt é uma das mais importantes do Exército americano, visto que possui aeronaves Boeing E-4B Nightwatch, que também são chamadas de "aviões do Juízo Final". Elas são destinados ao governo e ao comando militar no caso de uma guerra nuclear, na qual as estruturas terrestres sejam destruídas.

A base também abriga o mais novo bunker subterrâneo, a partir do qual as armas nucleares dos EUA são controladas.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas