Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Militares americanos consideram S-400 russos na Turquia uma 'ameaça' aos caças F-35

Os EUA temem que a Turquia possa "destruir por dentro" as perspectivas do caça multifuncional de quinta geração F-35, considerado o mais caro de todos os tempos, refere o site de notícias Business Insider.


Sputnik

A Força Aérea turca já dispõe de dois aviões deste tipo, além de planejar obter os sistemas russos de defesa antiaérea S-400 Triumph, cujo contrato de entrega foi assinado em 2017, informa a edição.


Sistemas de defesa antiaérea russos S-400 Triumph
S-400 Triumph © Sputnik / Mikhail Mokrushin

"O meu melhor conselho militar seria que não prosseguíssemos com os F-35, voando ou trabalhando com um aliado que trabalha com sistemas russos, particularmente sistemas de defesa antiaérea, com aquilo que eu diria ser provavelmente uma das capacidades tecnológicas mais avançadas", disse à Business Insider o general Curtis Scaparrotti, chefe do Comando Europeu dos EUA (USEUCOM).

Outro general sênior dos EUA, o comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e África, Todd Walters, observou anteriormente que as capacidades do sistema S-400 permitem aos seus proprietários compreender e avaliar melhor o potencial do caça F-35, o que não seria bom para a OTAN.

Além disso, também está previsto que o lado russo ensine os militares turcos a trabalhar com os S-400 e terá assim a oportunidade de explorar as capacidades dos F-35.

De acordo com o tenente-general aposentado da Força Aérea dos EUA, David Deptula, a integração dos S-400 no sistema de defesa aérea de um país da aliança levará à transferência da vantagem tecnológica do caça americano para os sistemas russos de defesa antiaérea.

Anteriormente, o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, afirmou que os sistemas S-400 serão instalados em outubro de 2019, sendo o contrato de fornecimento de quatro divisões desses sistemas estimado em US$ 2,5 bilhões (R$ 9,5 bilhões).

Os EUA exigem que os parceiros turcos abandonem os sistemas russos a favor dos sistemas americanos de defesa antiaérea Patriot.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas