Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

OTAN planeja construir armazém de veículos militares na Polônia

A OTAN planeja construir uma instalação na vila de Powidz, na Polônia, destinada a armazenar equipamento militar americano, disse o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg em uma entrevista ao Wall Street Journal.


Sputnik

A OTAN planeja construir uma instalação na vila de Powidz, na Polônia, destinada a armazenar equipamento militar americano, disse o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Tropas da OTAN participam dos exercícios militares na Polônia
© AFP 2019 / JANEK SKARZYNSKI

A construção da estrutura começará neste verão e durará dois anos, informou o secretário-geral da OTAN à edição. A instalação é destinada a armazenar veículos blindados americanos, munições e armas. Noticia-se que o custo do projeto será de US$ 260 milhões (R$ 998 milhões).

"Isso mostra como trabalhamos de perto com os Estados Unidos. Tal reforçará a presença dos EUA na Polônia", disse Stoltenberg.

De acordo com a publicação, a instalação de armazenamento de equipamento militar será construída no território da base aérea em Powidz. Segundo o antigo comandante do Exército dos EUA na Europa, tenente-general Ben Hodges, ao todo prevê-se a construção de 5 dessas instalações: mais duas na Alemanha, uma na Bélgica e uma nos Países Baixos.

A publicação observa que a chamada "implantação prévia de equipamentos" é projetada para permitir que os EUA reforcem rapidamente as forças aliadas em caso de necessidade. Segundo Stoltenberg, até 2021, a OTAN planeja implementar cerca de 250 projetos de infraestruturas na Europa. O objetivo destes projetos é melhorar a capacidade dos aeroportos, portos, ferrovias e estradas para transportar e receber equipamento pesado, afirmou o secretário-geral da NATO.

Guarda-roupa Casal 3 Portas Madesa - City 1056-1E com Espelho
Guarda-roupa Casal 3 Portas Madesa - City 1056-1E com Espelho

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas