Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Análise: Brasil poderia se tornar 'vigilante' dos EUA na América Latina

O presidente norte-americano, Donald Trump, referiu a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN. O analista russo Pavel Feldman avaliou a possibilidade de entrada do Brasil na aliança, bem como que papel poderia desempenhar o Brasil no conflito na Venezuela.
Sputnik

Durante a visita oficial do presidente do Brasil Jair Bolsonaro aos EUA, foram discutidos os assuntos internacionais mais importantes, entre eles a cooperação bilateral entre os EUA e o Brasil e a situação na Venezuela.


Uma das declarações mais sensacionais foi a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN, referida pelo presidente dos EUA Donald Trump.

O vice-diretor do Instituto de Estudos Estratégicos e Prognósticos da Universidade Russa da Amizade dos Povos, Pavel Feldman, revelou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que os EUA são apenas um dos países da OTAN, há outros países cuja opinião deveria ser levada em conta nesse assunto.

Segundo ele, se o Brasil aderir à OTAN ele vai desempenhar o papel de vigilante d…

Paquistão espera que a Rússia ajude a reduzir as tensões com a Índia, diz embaixador

O Paquistão apreciaria a participação russa na redução das tensões entre Islamabad e Nova Déli, afirmou o embaixador paquistanês na Rússia, Qazi Khalillulah, à Sputnik nesta sexta-feira.


Sputnik

"A Rússia é um país amigo e apreciaríamos se pudesse desempenhar um papel na redução das tensões, resolver a situação e promover o diálogo entre o Paquistão e a Índia, porque o Paquistão tem estado sempre dispostos a negociar com a Índia, enquanto a outra parte não quer se sentar à mesa", disse Khalillulah.


A SCO ratificou na sexta-feira (10) uma resolução sobre o início dos procedimentos de expansão do grupo, abrindo a possibilidade de adesão plena da Índia e do Paquistão ao bloco
© AP Photo / CHANNI ANAND

O embaixador também descreveu como "positiva" e "útil" a proposta do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, de criar na Rússia uma plataforma para conversações entre a Índia e o Paquistão, desde que os dois lados o aceitem.

"Um acordo por parte da Índia é necessário para iniciar um diálogo", opinou Khalillulah, expressando a disposição de Islamabad de conversar com Nova Déli "quando estiver pronto".

O Paquistão, por sua vez, sublinhou, está disposto a falar sobre qualquer assunto.

O diplomata também observou que o primeiro-ministro paquistanês Imran Khan fez várias tentativas para contatar seu colega indiano, Narendra Modi.

Além disso, Khalillulah disse que o Paquistão entregou nesta sexta-feira o piloto indiano capturado depois de da queda do seu avião à missão diplomática do seu país, o que mostra que "nós nos preocupamos com o povo da Índia, somos um país pacífico e nós procuramos reduzir a tensão".

As relações entre a Índia e o Paquistão intensificou após um ataque suicida em 14 de fevereiro um comboio da polícia em Pulwama, no estado indiano de Jammu e Caxemira, matando mais de 40 pessoas mortas e dezenas de feridos.

O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Jaish-e-Mohammed (JeM) cujo chefe, Masood Azhar, está no Paquistão, segundo Nova Déli.

A Índia novamente acusou o Paquistão de patrocinar grupos terroristas na região disputada da Caxemira, mas Islamabad rejeitou a acusação chamou de "infundadas" e propôs a Nova Déli investigar conjuntamente o ataque.

Em 26 de fevereiro, a Índia bombardeou as bases que seriam do JEM em território paquistanês, dizendo que era uma "ação não-militar preventiva" e "absolutamente necessária" por causa das informações que o grupo estava planejando mais ataques.

No dia seguinte, o Paquistão respondeu a essa incursão com um ataque aéreo transfronteiriço, para demonstrar sua capacidade de autodefesa.

O choque aéreo resultou na derrubada de um MiG-21 indiano, cujo piloto foi capturado pelos paquistaneses.

Nova Déli também alega ter abatido um F-16 paquistanês na quarta-feira, mas Islamabad nega ter usado o avião de caça no ataque.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas