Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Policiais israelenses teriam confrontado muçulmanos dentro do Monte do Templo (VIDEOS)

Nesta terça-feira (12), a polícia de Israel teria invadido o complexo do Monte do Templo em Jerusalém depois de um atentado com bomba ter atingido o local sagrado.


Sputnik

Manifestantes muçulmanos transformaram o local em uma mesquita improvisada e tiveram múltiplos confrontos com a polícia que tentou fechar o local nas semanas seguintes, relata Haaretz.


Polícia israelense prende palestino em frente ao Monte do Templo, em Jerusalém, 18 de fevereiro de 2019
© AP Photo/ Mahmoud Illean

Um posto policial perto da Cúpula da Rocha, no centro do Monte do Templo, foi alvo do bombardeio além de ser ponto de esporádicas tensões e violência.

Vários vídeos foram registrados mostrando confrontos diretos entre manifestantes e forças de segurança que tentam proteger a área.

O site de notícias Israel National News informou que um oficial teria sofrido os efeitos da inalação de fumaça após o ataque e uma pessoa foi presa em conexão com o ataque.

"Há pouco, uma bomba foi lançada em direção a uma posição policial no Monte do Templo", escreveu uma declaração policial.

O incidente acontece um mês após a reabertura do local sagrado, que ficou fechado durante 16 anos pelas autoridades israelenses. Relatos afirmam que o complexo pode ter servido como base para grupos associados ao Hamas.

O Monte do Templo, o lugar mais sacro do judaísmo, é conhecido como Esplanada das Mesquitas pelos muçulmanos e considerado por eles o terceiro lugar mais sagrado da sua religião.


Veja o vídeo 1 aqui

Veja o vídeo 2 aqui


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas