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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

‘Travado no F-16’: mensagem de rádio do piloto da IAF antes de ejetar do MiG-21

“R-73 selecionado”, foi a última transmissão de rádio do Wing Commander Abhinandan Varthaman de seu caça MiG-21 “Bison”. Em seguida, ele lançou o míssil ar-ar Vympel R-73 contra o caça paquistanês F-16 em sua mira antes de ser derrubado.


Poder Aéreo

NOVA DELI: O confronto em alta altitude entre caças supersônicos indianos e paquistaneses, após os últimos terem rompido o espaço aéreo indiano a oeste de Rajouri, na área de Sunderbani, por volta das 10h da manhã de 27 de fevereiro, paralisou a nação indiana. O “dogfight” terminou com Varthaman sob custódia do Paquistão depois de cair de paraquedas na Caxemira ocupada pelo Paquistão.


MiG-21 Bison
MiG-21 Bison indiano | Reprodução

Um dia após os ataques aéreos da IAF contra instalação terrorista de Balakot na região de Khyber-Pakhtunkhwa, o Paquistão tentou retaliar com o desdobramento de jatos F-16, JF-17 e Mirage 5 em um “grande pacote de ataque” para atingir instalações militares indianas através da LoC (Linha de Controle), incluindo o quartel-general da brigada em Bhimber Gali até um depósito de munições em Narian.

Varthaman estava entre os seis pilotos de MiG-21 que saíram de Srinagar, além dos Sukhoi Su-30MKIs, Mirage 2000s e MiG-29, sendo enviados de outras bases aéreas para interceptar os caças paquistaneses. “Sabíamos que eles reagiriam depois de nossos ataques com Balakot, mas não esperávamos que eles retaliassem tão cedo”, disse um oficial.

Os caças rivais logo se perseguiam na dogfight que se seguiu, com toda a batalha aérea durando cerca de 15 minutos do começo ao fim. Varthaman em seu MiG-21, que tem um projeto da década de 1960, conseguiu “travar” em um F-16 paquistanês muito mais moderno. Em tais condições de combate aproximado, o míssil R-73 de curto alcance é preferido em relação aos mísseis ar-ar de médio e longo alcance RVV-AE, também empregados nos MiG-21.

“O R-73 é melhor nesse tipo de combate aproximado. Esta é provavelmente a primeira vez que um MiG-21 de origem russa derrubou um F-16 americano em qualquer lugar do mundo ”, disse outro oficial. O Paquistão, é claro, negou que tenha colocado F-16s na invasão aérea, e que tenha perdido um dos aviões.

Mas os radares da IAF captaram “assinaturas eletrônicas” dos F-16s. Para encerrar o caso, as forças indianas recuperaram partes de um míssil ar-ar de médio alcance AIM-120C (AMRAAM), que equipa apenas o F-16 na frota de combate do Paquistão, do leste de Rajouri em J&K.

“Os caças da IAF conseguiram frustrar a tentativa de caças paquistaneses de atacar instalações militares indianas por meio de bombas guiadas a laser. As bombas caíram em compostos de formações do Exército indiano, sem causar nenhum dano significativo, devido à rápida resposta da IAF ”, disse outro oficial.

FONTE: The Times of India

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