Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Trump: Chegou a hora dos EUA reconhecerem soberania de Israel sobre as Colinas de Golã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que chegou o momento dos Estados Unidos reconhecerem plenamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã.


Sputnik

"Depois de 52 anos, é hora dos Estados Unidos reconhecerem plenamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, que é de importância estratégica e de segurança para o Estado de Israel e para a estabilidade regional", disse Trump via Twitter.

Militares israelenses sobre as Colinas de Golã
Militares israelenses nas Colinas de Golã © AFP 2019 / JALAA MAREY

O tweet segue uma visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Jerusalém. No entanto, o secretário se recusou a comentar a declaração quando perguntado por repórteres.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi rápido em responder à declaração de Trump e agradeceu o apoio do presidente dos EUA, destacando que o mandatário americano o faz em uma "época em que o Irã usa a Síria como plataforma para destruir Israel". Netanyahu também classifica a decisão como "corajosa".

Recentemente, falando sobre o disputado território das Colinas de Golã, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu acusou o Irã, rival de longo prazo de Israel na região, de estabelecer uma rede terrorista na área. Ao expressar essas afirmações, Netanyahu mais uma vez convocou a comunidade internacional a reconhecer as Colinas de Golã como território israelense.

Pen Drive 16GB Kingston - DataTraveler 50 USB 3.0
Pen Drive 16GB Kingston - DataTraveler 50 USB 3.0

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas