Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

Bombardeiro B-52 dos EUA é abatido pelo Talibã, segundo relatos

O suposto ataque ocorreu dias depois de o Talibã ter atacado um comboio norte-americano no nordeste do Afeganistão, provocando a morte de três soldados.


Sputnik

Os combatentes do Talibã afirmaram ter abatido um bombardeiro B-52 dos EUA, reporta o portal sírio Muraselon.

Bombardeiro estratégico B-52 da Força Aérea dos EUA
B-52 Stratofortress © AP Photo/ Mindaugas Kulbis

O incidente teria alegadamente ocorrido no momento em que o bombardeiro estaria decolando da base aérea de Shawrab, localizada no sul do Afeganistão, nesta quarta-feira (10).

"Os mujaheddin (combatentes) do Emirado Islâmico alvejaram um bombardeiro B-52 dos EUA com armas pesadas hoje de manhã cedo […]", declarou um porta-voz do Talibã citado pela mídia.

O B-52 teria caído depois de ser atingido, matando todos os tripulantes. Tanto as autoridades afegãs como estadunidenses ainda não comentaram o caso.

No dia 8 de abril, três militares norte-americanos foram mortos durante um ataque terrorista, quando um carro-bomba atingiu um comboio próximo da base da Força Aérea de Bagram, localizada no nordeste do Afeganistão.

Vale ressaltar que o Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia) surgiu em 1994 no auge da guerra civil no Afeganistão. O grupo manteve o poder no país entre 1996 e 2001. Durante este período, foi introduzida a lei islâmica, a Xaria.

Aviao Douglas C-47 Dakota Mk.III e Willys Jeep - AIRFIX - Brand

Aviao Douglas C-47 Dakota Mk.III e Willys Jeep - AIRFIX - Brand

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas