Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

EUA vão instalar sistema THAAD na Romênia no verão do hemisfério norte

A pedido da OTAN, os EUA vão implantar o sistema de defesa antimíssil THAAD na Romênia no verão do hemisfério norte durante o período de trabalhos técnicos e de modernização do complexo Aegis Ashore aí existente, de acordo com um comunicado do Comando Europeu dos EUA emitido na quinta-feira (12).


Sputnik

"A pedido da OTAN, o Ministério da Defesa vai instalar o sistema THAAD dos EUA na Romênia neste verão para apoiar a defesa antimísseis da OTAN", relata o comunicado emitido pelo Comando Europeu dos EUA.

Sistema de mísseis antibalísticos dos EUA, THAAD
THAAD © flickr.com/ Agência de Defesa contra Mísseis dos EUA

Segundo o comunicado, o 32º Comando da Defesa Aérea e de Mísseis da 69ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército dos EUA, estacionado no Texas, será integrado no sistema de defesa antimíssil da OTAN existente "pelo período limitado de trabalhos técnicos planejados e de modernização do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia este verão".

O sistema THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) é destinado para interceptação em alta altitude de mísseis de curto e médio alcance, segundo afirmam os EUA. Em março, o exército israelense informou que as tropas dos EUA estão realizando exercícios no território do país com treinando a instalação rápida de sistemas THAAD.

Além disso, planeja-se fortalecer o grupo de sistemas de defesa antimísseis dos EUA na Coreia do Sul. Os EUA e a Coreia do Sul concordaram em implantar o sistema THAAD em julho de 2016, após cinco meses de negociações. Formalmente isso ocorre sob pretexto da ameaça da Coreia do Norte, apesar de Pyongyang ter desistido de realizar testes nucleares. De acordo com o Departamento de Defesa da Coreia do Sul, o alcance operativo do THAAD não excede 200 quilômetros.

A Rússia acusa os EUA de terem instalado na Romênia e na Polônia plataformas para lançamento de mísseis de defesa antimíssil capazes de lançar mísseis Tomahawk, proibidos pelo Tratado INF. Os EUA afirmam que estes sistemas são exclusivamente defensivos.

Moscou opõe-se à instalação do sistema de defesa antimíssil americano. O Ministério das Relações Exteriores declara que o THAAD ameaça a Rússia e a China. A mesma posição é tomada por Pequim.

Foguete Divertido de Montar em Madeira - Colorido - OD-FO - Ó Design

Foguete Divertido de Montar em Madeira - Colorido - OD-FO - Ó Design

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas