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Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

FOTO revela protótipos de novas aeronaves chinesas para porta-aviões

A Marinha do Exército Popular de Libertação da China está se preparando para comissionar seis novos porta-aviões até meados de 2020.


Sputnik

De entre os porta-aviões estão incluídos o Tipo 001, de 70.000 toneladas de deslocamento, três navios de assalto anfíbio Tipo 075, capazes de transportar helicópteros e caças de pouso vertical, além de dois grandes navios de guerra de última geração — o Tipo 002 e 003.

O avião embarcado KJ-600 baseado na plataforma AWACS da PLA, rival do E-2 Hawkeye, é o primeiro desenvolvido fora dos EUA, e está em fase final de testes, com um radar desconhecido, ele fornece alerta contra ataques, coordena ataques e guia mísseis de longo alcance disparados por caças.

Além disso, os chineses devem contar com duas novas aeronaves desenvolvidas para revolucionar as capacidades de combate dos grupos de ataque da Marinha chinesa: o caça J-15 e o avião de reconhecimento KJ-600, equipado com o sistema AWACS.

O J-15 era considerado um caça que deixava muito a desejar devido às suas capacidades restritas, entretanto, o modelo foi alvo de diversas modificações, que foram alterando esse conceito. Hoje, as novas versões da aeronave foram desenvolvidas para operar com o sistema de catapulta eletromagnética (EMALS) além de uma melhor capacidade de transportar mísseis e de um alcance três vezes maior.

Ou seja, as novas versões do J-15 devem integrar um considerável número de novas tecnologias, que podem fazer com que a aeronave tenha um desempenho de uma aeronave de geração 4++. O caça poderá transportar 12 mísseis ar-ar, ser compatível com o novo míssil PL-15 Amit e os mísseis de cruzeiro antinavio YJ-12, além de nova aviônica, sistemas de guerra eletrônica e radar AESA.

Outra aeronave que deve reforçar as forças chinesas é o avião de alerta aéreo e controle KJ-600, que fornecerá alerta de ataques inimigos, coordenará os ataques de caças chineses ou veículos de combate, além de guiar os mísseis de longo alcance.

O KJ-600 também foi projetado para decolar de porta-aviões utilizando uma catapulta eletromagnética e poderá detectar caças furtivos a maiores distâncias e provavelmente será utilizado no terceiro porta-aviões da China.

Este porta-aviões terá o sistema EMALS, o que permite lançar jatos de forma mais rápida e eficaz do que as rampas utilizadas nos dois primeiros navios chineses deste tipo.

Segundo a revista Military Watch, os programas do KJ-600 e J-15B estão em fase final de testes, e as fotos recentemente captadas mostram que a China está a ponto de se tornar uma das principais potências mundiais no que se refere ao poder naval.

Aviao Jaguar GR-1 / GR-3 - HELLER

Aviao Jaguar GR-1 / GR-3 - HELLER

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