Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

Governo de Acordo Nacional da Líbia garante que será capaz de expulsar Haftar de Trípoli

O vice-presidente do Conselho Presidencial e vice-premiê da Líbia, Mitig Ahmed, declarou que as forças leais ao Governo de Acordo Nacional da Líbia são capazes de defender Trípoli e expulsar as tropas do Exército Nacional Líbio (LNA), de Khalifa Hafter.


Sputnik

"Somos capazes de defender Tripoli, e estamos prontos para isso, para expulsar as milícias de Haftar para o lugar de onde vieram", disse Mitig durante uma coletiva de imprensa na Associação da Imprensa Estrangeira em Roma.

Tanque do exército líbio durante confrontos com militantes em Benghazi, Líbia (foto de arquivo)
© REUTERS / Esam Omran Al-Fetori

Segundo ele, duas semanas após o início da ofensiva de Haftar, "a situação melhorou significativamente".

"A posição do governo de unidade nacional é clara: é um golpe, e Haftar deve ir", acrescentou Mitig, que descreveu a operação do LNA como uma invasão e "ataque contra o governo legítimo".

A situação política e de segurança na Líbia tem sido instável desde a revolução de 2011, pois o país segue dividido entre duas autoridades, com a decisão do parlamento apoiado pelo LNA no controle do Leste da Líbia e o GNA controlando o Oeste do país.

O confronto entre os dois governos aumentou perigosamente em 4 de abril, quando as forças de Haftar anunciaram uma inesperada ofensiva contra Trípoli.

Smart TV LED 43” LG 43LK5750 Full HD Wi-Fi HDR - Inteligência Artificial Conversor Digital 2 HDMI

Smart TV LED 43” LG 43LK5750 Full HD Wi-Fi HDR - Inteligência Artificial Conversor Digital 2 HDMI

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas