Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Guaidó declara que oposição tomará medidas contra exportação de petróleo para Cuba

A oposição venezuelana "está coordenando com seus aliados ações" para impedir a exportação de petróleo venezuelano para Cuba, declarou o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó.


Sputnik

Juan Guaidó publicou esta declaração em sua conta no Twitter em 5 de março, mas não especificou de que aliados se trata concretamente.

Juan Guaidó
Juan Guaidó © Sputnik / Marco Bello

Na sexta-feira (5), foram conhecidas novas sanções norte-americanas contra duas empresas pelo fornecimento de petróleo venezuelano a Cuba e 34 navios da PDVSA que, segundo o alto representante da administração norte-americana, foram introduzidos a pedido da Assembleia Nacional controlada pela oposição.

Em 21 de janeiro, na Venezuela tiveram início protestos em massa contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, logo depois de ele assumir o segundo mandato presidencial. Em 23 de janeiro, o líder da oposição do país, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino, tendo sido apoiado pelo Brasil, EUA e vários outros países. Maduro recebeu o apoio de tais países como a Rússia, México, China, Turquia, Indonésia e outros.

Pipoqueira Elétrica Lenoxx Pop Red - 3 Xícaras de Pipoca Vermelha

Pipoqueira Elétrica Lenoxx Pop Red - 3 Xícaras de Pipoca Vermelha 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas