Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA ratificam acordo de cooperação

Diálogo conversou com o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil (MB) Nélio de Almeida para conhecer detalhes dessa parceria
Por Marcos Ommati | Diálogo Américas | Poder Naval

Criar mais oportunidades de intercâmbio de conhecimento e treinamento combinado entre os Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos. Este é o objetivo principal de um plano de cinco anos ratificado em fevereiro de 2019 entre os representantes de ambas as forças, o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil Nélio de Almeida, comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do Brasil e presidente nacional da Associação de Veteranos desta força, e o Contra-Almirante Michael F. Fahey III, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA (MARFORSOUTH, em inglês). O C Alte Nélio recebeu Diálogo em seu escritório na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para dar detalhes do acordo e conversar sobre outros temas de interesse das marinhas do Brasil e de outros países da região e dos E…

Lançamento da nona fragata FREMM francesa, a Alsace

A primeira fragata com capacidades reforçadas de defesa aérea


Poder Naval

No dia 18 de abril de 2019, o Naval Group lançou a fragata FREMM Alsace. Primeira das duas fragatas de defesa aérea do programa FREMM (FREMM DA) destinadas à Marinha Francesa e contando com os mesmos desempenhos de guerra antissubmarino que as unidades anteriores, a Alsace se beneficia do aumento de capacidades em termos de defesa aérea.


Treze meses após o batimento de quilha do primeiro bloco, a FREMM DA Alsace é lançada do local de construção das instalações do Naval Group de Lorient. Nona FREMM multi-missão, é também a sétima da Marinha Francesa, encomendada pela OCCAr em nome da DGA.

Para responder aos requisitos operacionais, a FREMM Alsace integra as últimas evoluções ordenadas pela OCCAr (Organização para a Cooperação Conjunta no Armamento), de acordo com um planejamento de entrega inalterado. “O essencial da arquitetura da primeira FREMM projetada pelo Naval Group é conservado, mas sua polivalência será aumentada por capacidades aprimoradas em termos de guerra antiaérea. Essas modificações dizem particularmente respeito ao sistema de combate ”, diz Pierre-Jean Cuisinier, diretor do programa FREMM DA.

As adaptações técnicas trazidas pelo Naval Group são notavelmente traduzidas em um radar multifuncional mais potente, ferramentas de comunicação reforçadas, três consoles adicionais para o Sistema de Gerenciamento de Combate SETIS® no centro de informações de combate (CIC), com capacidades de defesa aérea aprimoradas usando os mísseis Aster 15 e 30. Em poucos dias, a FREMM Alsace também receberá seu novo mastro, otimizado para aumentar o desempenho de detecção.

“Este nono lançamento está marcando a colaboração entre o Naval Group, a DGA, a OCCAr e a Marinha Francesa para produzir navios que se beneficiam do contínuo aprimoramento das FREMM já produzidas. Graças ao bom domínio dos riscos tecnológicos, mas também à determinação e ao know-how das equipes do grupo, é um novo desafio bem-sucedido”, explica Nicolas Gaspard, diretor dos programas FREMM.

Além de garantir as mesmas missões de guerra antissubmarino do que as FREMM anteriores, o FREMM DA Alsace terá o papel de garantir a defesa aérea das principais unidades: o porta-aviões Charles de Gaulle ou um porta-helicópteros anfíbio, dentro do grupo aeronaval ou anfíbio.

As equipes do Naval Group e seus numerosos parceiros estão mobilizados para entregar as duas fragatas de defesa antiaérea Alsace e Lorraine, respectivamente no primeiro semestre de 2021 e no segundo semestre de 2022.

Sete FREMM foram entregues entre 2012 e 2018. A Aquitaine em 2012, a Provence em 2015, o Languedoc em 2016, a Auvergne em abril de 2017 e a Bretagne em julho de 2018.

No lado internacional, o Marrocos recebeu a Mohammed VI em 2014 e o Egito a Tahya Misr em 2015. A Normandie será entregue no verão de 2019 em conformidade com o planejamento contratual.

Características técnicas da fragata de defesa aérea FREMM


Fortemente armada, o FREMM DA Alsace utiliza os sistemas e equipamentos de armas de maior desempenho, tais como: o radar multifunções Herakles, os mísseis Aster 15 e 30 e Excocet MM 40 e até o torpedo MU 90. Os desempenhos do seu sistema de combate são reforçados com o aumento das capacidades de radar e comunicação, um novo radar e electro-óptico, e um Sistema de Gestão de Combate SETIS® equipado com funções específicas de defesa antiaérea.
  • Comprimento total: 142 m
  • Boca: 20 m
  • Deslocamento: 6.000 toneladas
  • Velocidade máxima: 27 nós
  • Tripulação: 119 (+14 para a equipe do helicóptero)
  • Acomodações: 165 homens e mulheres
  • Alcance: 6.000 a 15 nós

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Navio Comando Do Mar Imaginext DFX93 Fisher Price

Navio Comando Do Mar Imaginext DFX93 Fisher Price

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas