Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

'Monstro' polivalente: National Interest avalia versão modernizada do caça MiG-29 russo

O analista militar Mark Episkopos avalia as capacidades dos caças russos MiG-29, chamando-os de "monstros" por poderem realizar um vasto leque de tarefas.


Sputnik

Em seu artigo para a revista The National Interest, o analista militar Mark Episkopos sublinha que os MiG-29 podem realizar um vasto leque de tarefas e são fáceis de ser modernizados, o que os transforma em "monstros" polivalentes.


Caça multifuncional MiG-29 durante voo de treinamento
MiG-29 © Sputnik / Pavel Lvov

O especialista militar analisou o vídeo das manobras recentemente realizadas no polígono de Ashuluk, na região russa de Astrakhan, publicado pelo Ministério da Defesa russo.

Durante as manobras, a versão modernizada do caça, MiG-29STM, mostrou sua supremacia em vários aspetos de combate contra um inimigo convencional, como a patrulha e apoio de fogo de forças terrestres. Durante as manobras em Astrakhan o avião destruiu colunas de veículos blindados de "terroristas internacionais".

A versão modernizada do caça tem capacidades aperfeiçoadas no que se refere a ataques terrestres, podendo ser equipada com um conjunto alargado de mísseis ar-terra e antinavio Kh-29, Kh-31 e Kh-25, bem como outras atualizações da aviônica, o que inclui mais ferramentas de ECM (contramedidas eletrônicas), para além de um novo conjunto de antenas mais adequado para a detecção de alvos terrestres.

O analista sublinha que o MiG-29 foi desenvolvido na década de 1970 como resposta soviética ao F-16 dos EUA e gradualmente se transformou em um avião polivalente equipado tanto com armas de classe ar-terra e como com mísseis antinavio.

O avião realizou seu primeiro voo em outubro de 1977 e, já em 1983, os MiG-29 começaram a ser entregues à base aérea de Kubinka, região de Moscou.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas