Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Defesa russa: Exército sírio elimina mais de 150 terroristas na região de Idlib

Segundo o Ministério da Defesa russo, terroristas da Frente al-Nusra (organização proibida na Rússia e em vários outros países) estão efetuando ataques maciços contra as tropas sírias, além de tentarem atacar a base russa de Hmeymim.


Sputnik

Assim, de acordo com o ministério, nesta quarta-feira (22), terroristas lançaram 17 foguetes a partir na zona de desescalada de Idlib em direção à base de Hmeymim.

Exército sírio na província de Idlib
© Sputnik / Ilia Pitalev

"No dia 22 de maio, terroristas efetuaram 17 lançamentos de lança-foguetes da zona de desescalada de Idlib contra a base russa de Hmeymim. Oito mísseis lançados pelos terroristas não atingiram a base aérea. Os nove foguetes restantes de terroristas foram eliminados pelas forças de defesa antiaérea da Rússia", lê-se no comunicado do ministério.

De acordo com o ministério, as tropas sírias eliminaram mais de 150 terroristas da Frente al-Nusra e vários equipamentos bélicos.

O Ministério da Defesa russo apontou que, desde a noite de 21 de maio, os terroristas na zona estão efetuando ataques maciços contra as tropas sírias com o uso do equipamento militar.

"No decorrer dos combates, as tropas sírias eliminaram mais de 150 terroristas do grupo Frente al-Nusra, três tanques, 24 caminhonetes equipadas com metralhadoras pesadas e dois carros-bomba", lê-se no comunicado.

O ministério detalhou que durante os últimos combates em Idlib, que foram iniciados na manhã de 22 de maio, as tropas sírias repeliram as três tentativas de avanço terrorista, que englobaram participação de 500 combatentes.

Livro das mil e uma noites – Volume 2 - Ramo sírio

Livro das mil e uma noites – Volume 2 - Ramo sírio

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas