Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

EUA podem parar treinamento de pilotos da Turquia em caças F-35

Os Estados Unidos podem suspender a capacitação de pilotos turcos nos avançados caças norte-americanos F-35, informou a mídia estadunidense.


Sputnik

É provável que os EUA suspendam a instrução dos pilotos turcos para operarem os F-35, à luz dos planos da Turquia de comprar os sistemas russos de defesa antiaérea S-400, anunciou a Reuters.

Caça americano F-35A Lighting II na Base Aérea de Luke
© flickr.com/ Departamento de Defesa dos EUA

Vale ressaltar que os pilotos estão passando o curso de operação destes caças na base aérea Luke, localizada no estado americano do Arizona.
A este respeito não está claro o destino dos militares turcos caso a instrução seja suspensa. Nesse caso, eles seriam obrigados a abandonar o país ou poderiam ficar na base esperando a decisão final.

De acordo com dois interlocutores anônimos da agência, a decisão final ainda não foi tomada.

Os EUA avisaram várias vezes que a Turquia não iria poder participar do programa de aquisição dos caças F-35 no caso de comprar os sistemas russos de mísseis antiaéreos S-400 Triumph, argumentando que estes não são compatíveis com os padrões da OTAN e que a sua aquisição iria comprometer a segurança da Aliança.

Por sua vez, a Turquia insiste que tem o direito de comprar os sistemas S-400 e se opôs a qualquer tipo de especulação sobre essa compra. Além disso, o Ministério de Defesa turco sublinha que os S-400 não representam qualquer ameaça para a segurança da OTAN.

Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N 450mbps - 3 Antenas 5 Portas

Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N 450mbps - 3 Antenas 5 Portas

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas