Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

EUA sugerem à Índia que abandone acordo de S-400 e opte por sistemas THAAD

Após tentativas falhadas de intimidação da Turquia relativamente à compra dos sistemas antiaéreos russos, os EUA estão tentando dissuadir outro país de comprar os S-400.


Sputnik

Washington fez uma proposta a Nova Deli para que opte pelos sistemas de defesa antimísseis THAAD americanos e sistema de mísseis Patriot (PAC-3) em vez de comprar os sistemas russos S-400, informa o jornal indiano Hindustan Times.

Sistema de mísseis anti-aeronaves S-400 Triumf
S-400 Triumph © Sputnik / Ruslan Krivobok

Se a Índia avançar com a compra dos sistemas S-400 poderá enfrentar sanções norte-americanas, ao abrigo de uma lei federal de 2017 que impôs sanções à Rússia (bem como à Coreia do Norte e ao Irã) e proíbe qualquer outra nação de negociar acordos de defesa com estes países. Moscou criticou esta lei e chamou-a de declaração de uma "guerra comercial total".

Em março passado, um oficial do Departamento de Defesa disse que os EUA estavam trabalhando em uma "escolha alternativa" para a Índia.

O sistema de defesa antiaérea S-400 é considerado um dos mais avançados do mundo. Vários países já se mostraram interessados em comprá-lo.

Em outubro do ano passado, Moscou e Nova Deli assinaram um contrato de venda deste armamento no valor total de US$ 5,43 bilhões. A entrega dos sistemas antiaéreos à Índia está prevista para outubro de 2020.

Índia Na Ordem Global, a - 01Ed /14 - Fgv

Índia Na Ordem Global, a - 01Ed /14 - Fgv

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas