Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

FAB vende caças Mirage 2000 para a empresa francesa Procor

A Força Aérea Brasileira conseguiu finalmente vender 9 dos 11 caças Mirage 2000 desativados para a empresa francesa Procor.


Poder Aéreo

Segundo a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), os aviões foram vendidos por US$ 452 mil ou R$ 1,8 milhão.


De acordo com o edital da CABW, qualquer pessoa física ou jurídica poderia fazer lances pelas aeronaves, desde que cumprisse os requisitos. A venda também precisava ser aprovada pelo governo francês.

A cerimônia de desativação dos Mirage 2000C/B da FAB ocorreu no dia 20 de dezembro de 2013, no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA ou Esquadrão Jaguar) em Anápolis-GO.

O Mirage 2000 C/B foi a solução intermediária encontrada para substituir os velhos Mirage IIIBR, que prestaram bons serviços à FAB por mais de 30 anos.

Acredita-se que a empresa francesa Procor irá revisar os aviões e empregá-los como agressores a serviço das Forças Armadas francesas e de aliados, seguindo uma tendência mundial de terceirização desse tipo de atividade.

Aviao MIRAGE III DBR - FAB - ESCALA 1/32 - GIIC

Aviao MIRAGE III DBR - FAB - ESCALA 1/32 - GIIC

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas