Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

GAO identifica problemas de corrosão e delaminação no canopi do F-35

O Government Accountability Office (GAO), órgão associado ao Congresso dos Estados Unidos e equivalente ao Tribunal de Contas da União (TCU) aqui do Brasil, divulgou relatórios recentes sobre o programa do caça F-35 no final do mês de abril. Os relatórios abordam novos problemas do programa. Um deles diz respeito ao canopi (cobertura da cabine do piloto).


Por Guilherme Poggio | Poder Aéreo

Segundo relatório GAO-19-341, publicado em 29 de abril, a frota de caças F-35 (todos os modelos) experimentou aproximadamente 20 incidentes relacionados ao processo de delaminação do revestimento especial do canopi depois de menos de 100 horas de voo.

F-35A Lightning II

O processo de delaminação ocorre quanto as diferentes lâminas que compõem o revestimento especial do canopi acabam se descolando umas das outras e assim gerando bolhas de ar na cobertura transparente.

Cabe destacar que o revestimento especial é responsável pela furtividade do canopi. Em geral a transparência do canopi permite que a energia dos radares atravessem o mesmo e reflitam nos diversos componentes do cockpit como o capacete do piloto, o assento ejetável e a cobertura do painel (itens que aparecem na foto do início desta matéria). Uma das formas de tornar o canopi furtivo é cobri-lo com um material especial que o transforma numa extensão da fuselagem.

De acordo com o relatório o fabricante deste componente da aeronave estava testando diversas soluções para o problema e esperava-se que os mesmos fossem encerrados em janeiro deste ano (mesmo datado de abril o relatório na divulgou os resultados destes testes).

Outro documento produzido pelo GAO (GAO-19-321) informa que o contratado não conseguiu produzir um número necessário de unidades para atender à demanda. No momento o programa procura por fabricantes adicionais e estuda modificações no projeto do mesmo.

Além da delaminação os canopis dos F-35 também enfrentam problemas de corrosão. Esta corrosão é causada pela umidade que se instala em pequenas fissuras que surgem por problemas de variação de pressão associada à baixa adesividade do material que faz a união entre a parte transparente com as demais partes.

Até o momento o programa identificou a necessidade de modificar 173 canopis ao longo de quatro anos. O contratado desta peça começou a introduzir novos materiais na linha de produção e criou procedimentos padronizados de reparo para mitigar o problema.

Aviao Dornier Do-17-Z - AIRFIX

Aviao Dornier Do-17-Z - AIRFIX

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas