Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Irã apresenta base de mísseis subterrânea em VÍDEO

Teerã divulgou um novo vídeo em que apresenta poderosas cavernas iranianas projetadas para armazenar e lançar mísseis, incluindo mísseis balísticos.


Sputnik

A gravação, publicada no dia 23 de maio no novo canal Iran Military Tube no YouTube, revela as peculiaridades das instalações secretas de mísseis da nação persa.


Míssil balístico de longo alcance Qadr H é disparado pela Guarda Revolucionária do Irã durante manobra no Irã, 9 de março de 2016 (imagem de arquivo)
© AP Photo / Omid Vahabzade

As seções da base subterrânea são divididas por uma porta que garante a segurança da instalação como um todo se uma de suas partes for destruída.

Nas imagens é possível ver o projétil balístico de curto alcance Qiam 1, de fabricação iraniana, segundo a descrição da publicação.

Desde 2015, o Irã publica vídeos mostrando suas bases subterrâneas onde o país esconde armamentos de valor estratégico.



Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas