Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Irã atacou petroleiros no Golfo para aumentar os preços do petróleo, diz Pompeo

Nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que os aparentes ataques a quatro petroleiros localizados na costa da Fujairah dos Emirados Árabes, no início deste mês, foram "esforços dos iranianos para elevar o preço do petróleo ao redor do mundo".


Sputnik

Em 12 de maio, quatro petroleiros — dois sauditas, um norueguês e um dos Emirados — foram danificados enquanto estavam na zona econômica exclusiva dos Emirados Árabes Unidos no golfo de Omã.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo
Mike Pompeo © AP Photo / Sait Serkan Gurbuz

"Estes foram os esforços dos iranianos para aumentar o preço do petróleo em todo o mundo", disse Pompeo a repórteres antes de partir para uma viagem à Europa, informou a Reuters.

Pompeo disse na semana passada à CNBC que o governo Trump tomou medidas para garantir que os preços do petróleo não aumentem à medida que os EUA tentam levar as exportações de petróleo do Irã a zero.

Falando na quarta-feira em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, também acusou o Irã de atacar os petroleiros.

Desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu o cargo, os EUA anunciaram uma série de sanções contra o Irã, visando a indústria de petróleo do país em um esforço para bloquear completamente o Irã de exportar petróleo. A administração Trump também se retirou do Plano de Ação Compreensivo Conjunto de 2015 (JCPOA), mais comumente conhecido como o acordo nuclear do Irã.

Liquidificador Britânia Eletronic Pro 2 em 1 0,65L - Preto com Filtro 4 Velocidades 800W

Liquidificador Britânia Eletronic Pro 2 em 1 0,65L - Preto com Filtro 4 Velocidades 800W 110V

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas