Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que novas sanções dos EUA sobre Irã miram líder supremo

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos estão impondo novas sanções sobre o Irã, em meio a uma escalada nas tensões entre os dois países.
Por Steve Holland | Reuters 
WASHINGTON: Trump disse a repórteres que as sanções, que têm como alvo o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, são em resposta à derrubada de um drone norte-americano na semana passada.

Mudar governo no Irã não é objetivo dos EUA, diz Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou na segunda-feira (27) que Washington não tem o objetivo de mudar o governo no Irã.


Sputnik

"Conheço tantas pessoas do Irã, são ótimas pessoas. [O Irã] tem a chance de ser um grande país, com a mesma liderança. Não estamos procurando uma mudança de regime, só quero deixar isso claro", disse Trump durante a coletiva de imprensa realizada após sua reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante sua visita oficial ao Japão, 27 de maio de 2019
Donald Trump © AP Photo/ Evan Vucci

Trump está de momento em uma visita oficial no Japão. Durante a visita, o presidente dos EUA e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, discutiram a situação na Coreia do Norte, as tensões em torno do Irã, a guerra comercial sino-americana e as relações bilaterais.

A tensão entre o Irã e os Estados Unidos aumentou desde maio de 2018, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixar o acordo nuclear iraniano. Em menos de um ano, Washington impôs várias rodadas de sanções contra a república islâmica, visando o sistema financeiro, transporte, forças armadas e outras esferas do país.

Além disso, em maio de 2019 Washington enviou navios de guerra e bombardeiros estratégicos B-52 para o Oriente Médio com o objetivo de enviar "uma mensagem clara e inequívoca" a Teerã.

Avião Embraer T-27 / AT-27 Tucano - FAB - GIIC

Avião Embraer T-27 / AT-27 Tucano - FAB - GIIC

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas