Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA ratificam acordo de cooperação

Diálogo conversou com o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil (MB) Nélio de Almeida para conhecer detalhes dessa parceria
Por Marcos Ommati | Diálogo Américas | Poder Naval

Criar mais oportunidades de intercâmbio de conhecimento e treinamento combinado entre os Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos. Este é o objetivo principal de um plano de cinco anos ratificado em fevereiro de 2019 entre os representantes de ambas as forças, o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil Nélio de Almeida, comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do Brasil e presidente nacional da Associação de Veteranos desta força, e o Contra-Almirante Michael F. Fahey III, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA (MARFORSOUTH, em inglês). O C Alte Nélio recebeu Diálogo em seu escritório na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para dar detalhes do acordo e conversar sobre outros temas de interesse das marinhas do Brasil e de outros países da região e dos E…

Pentágono planeja enviar 120 mil soldados ao Oriente Médio para neutralizar Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, apresentou um plano militar atualizado que prevê o envio de até 120 mil soldados para o Oriente Médio no caso do Irã decidir acelerar o trabalho nuclear ou atacar as forças norte-americanas na região.


Sputnik

Citado pelo jornal The New York Times, Patrick Shanahan apresentou o plano durante uma reunião com os principais assessores de segurança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quinta-feira.

Soldados norte-americanos no Afeganistão (foto de arquivo)
© AFP 2019 / Johannes EISELE

O plano atualizado reflete a posição de linha-dura, liderada pelo assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

De acordo com a publicação, o tamanho da força teria surpreendido muitos participantes da reunião, já que o mesmo número de tropas estava envolvido na invasão de 2003 no Iraque.

No entanto, o plano militar atualizado não prevê a operação militar contra o Irã, que exigiria mais tropas.

As relações EUA-Irã se deterioraram significativamente no ano passado, após a decisão de Trump de se retirar do acordo nuclear ou Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).

Soldados da borracha - O exército esquecido que salvou a segunda Guerra Mundial

Soldados da borracha - O exército esquecido que salvou a segunda Guerra Mundial

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas