Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Projeto de modernização: Rússia está atualizando sistema de lançamento de foguetes

Desenvolvido na União Soviética, o sistema de lançamento múltiplo de foguetes Grad da Rússia está sendo modernizado para o nível da nova geração de sistemas Tornado-G, disse Aleksandr Kochkin, vice-diretor da fabricante russa Techmash.


Sputnik

"Há pouco tempo, o novo sistema de lançamento múltiplo de foguetes Tornado-G foi posto em serviço. As suas operações são automatizadas tanto quanto possível. Hoje, com base no avanço científico e técnico que foi obtido durante a criação deste sistema, está sendo implementado um projeto para modernizar o BM-21 Grad para o nível de Tornado-G", declarou Kochkin à Sputnik.

Lançador múltiplo de foguetes russo BM-21 Grad
BM-21 Grad © Sputnik / Igor Russak

No início de maio, o vice-diretor da fabricante de munições russa informou que as Forças Armadas do país tinham recebido o primeiro lote de Tornado-S de 300 mm.

Os sistemas Tornado-S, com alcance e precisão de tiro melhorados e uma maior escolha de foguetes de alto desempenho, estão planejados para serem entregues às tropas russas, afirmou no final de 2018 o comandante das Forças Armadas russas, general Oleg Salyukov.

O lançador múltiplo de foguetes de campanha BM-21 Grad de 122 milímetros foi projetado para destruir pessoal em espaços abertos ou protegidos, veículos não blindados e veículos blindados de transporte de pessoal em locais onde estão concentradas baterias de artilharia e morteiros, postos de comando e outros alvos.

O Tornado-G é uma versão modernizada do BM-21 Grad. O sistema tem uma eficácia de fogo aumentada, munições mais potentes e sistemas de orientação, pontaria e navegação automatizados.

Foguete : Encaixe e monte

Foguete : Encaixe e monte

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas