Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Trump envia Kushner e Greenblatt ao Oriente Médio para angariar apoio a plano de paz

Jared Kushner, conselheiro sênior da Casa Branca, está liderando uma delegação ao Oriente Médio nesta semana para angariar apoio a uma conferência no final de junho que visa ajudar os palestinos, disse uma autoridade do governo dos Estados Unidos nesta terça-feira.


Por Steve Holland | Reuters

WASHINGTON (Reuters) - Kushner, Jason Greenblatt, enviado para o Oriente Médio, e Avi Berkowitz, representante especial dos EUA para o Irã e assessor de Kushner, iniciaram a viagem em Rabat e devem ir a Amã e a Jerusalém, chegando a Israel na quinta-feira.

Imagem relacionada
Jared Kushner | Reprodução

Depois Kushner se encontrará com o presidente Donald Trump em Londres, onde o líder norte-americano estará para uma visita de Estado na semana que vem.

A viagem é semelhante à que Kushner e Greenblatt fizeram em fevereiro a países do Golfo Pérsico para cortejar apoio à parte econômica de um plano de paz para o Oriente Médio que estão desenvolvendo em nome de Trump.

O funcionário disse que uma razão da viagem desta semana é reforçar o apoio à conferência de 25 e 26 de junho em Manama, no Barein, na qual Kushner deve revelar a primeira parte do longamente aguardado plano de paz israelo-palestino de Trump.

O plano, alardeado por Trump como o “acordo do século”, pretende incentivar investimentos de países árabes doadores na Cisjordânia e na Faixa de Gaza antes de abordar as questões políticas espinhosas no cerne do conflito.

Líderes palestinos têm criticado duramente a iniciativa. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos disseram que participarão, e um funcionário de alto escalão dos EUA disse que autoridades do Catar afirmaram em privado que o país também deve comparecer.

Os participantes da conferência de Manama devem incluir de 300 a 400 representantes e executivos da Europa, do Oriente Médio e da Ásia, e possivelmente alguns líderes empresariais palestinos.

Oriente Medio - Moderna

Oriente Medio - Moderna

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas