Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Trump: Irã enfrentará 'grande força' em caso de agressão contra EUA

Os Estados Unidos responderão com “grande força” em caso de qualquer agressão por parte de Teerã contra Washington, declarou o presidente norte-americano Donald Trump.


Sputnik

Segundo o mandatário estadunidense, citado pela agência Reuters, o país reagirá caso o Irã faça algo contra os interesses dos EUA no Oriente Médio.

Grupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln e grupo de prontidão do navio de assalto anfíbio USS Kearsage efetuam operação conjunta na área da operação da 5ª Frota, em 17 de maio de 2019
© Foto: Facebook/ U.S. Naval Forces Central Command / U.S. 5th Fleet

"Acho que o Irã irá cometer um grande erro se fizer algo. Isso será enfrentado com uma grande força".

A declaração vem depois do tweet do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump dizendo que "se o Irã quiser lutar, isso será o fim oficial" do país.

As tensões entre os EUA e o Irã têm aumentado desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA, mas nos últimos tempos o conflito se agravou ainda mais. Os americanos anunciaram o fim das isenções de sanções por compra do petróleo iraniano concedidas a vários países em 2018, bem como enviaram vários navios de guerra e bombardeiros estratégicos B-52 para a região com o objetivo de enviar "uma mensagem clara e inequívoca" a Teerã.

Eua e a nova ordem mundial, os: um debate entre al - Vide

Eua e a nova ordem mundial, os: um debate entre al - Vide

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas