Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

'Alcance ilimitado, sem salvaguardas': Snowden avisa sobre maior controle social da história

O governo dos EUA tem tendência de se apropriar das inovações revolucionárias e torná-las em armas, disse Edward Snowden. Ele notou que o desejo humano natural de comunicar com os outros está sendo utilizado em uma escala sem precedentes.


Sputnik

"Não há garantia nenhuma que a nossa visão utópica do futuro vá se realizar", disse Snowden a um auditório na Universidade Dalhousie, no Canadá, em uma transmissão ao vivo desde Moscou nesta semana. Snowden sublinhou que o governo dos EUA "corrompeu nosso conhecimento [...] com um objetivo militar".


Edward Snowden
© AFP 2019 / Frederick Florin

"Eles pegaram nossa capacidade nuclear e a transformaram na arma mais terrível que o mundo alguma vez testemunhou. E agora vemos o momento atômico da ciência da computação [...] Seu alcance é ilimitado [...] mas as salvaguardas dela não são!"

O denunciante, que no ano 2013 divulgou informação altamente classificada sobre operações de espionagem global realizada pela Agência de Segurança Nacional, declarou que os governos, armados com tecnologias modernas e com a ajuda das mídias sociais e das gigantes tecnológicas, estão se tornando "omnipotentes" na sua capacidade de monitorar, analisar e influenciar o comportamento.

"É por meio do uso de novas plataformas e algoritmos, que são baseados nesta capacidade, que eles são capazes de transformar o nosso comportamento. Em alguns casos, eles podem predizer nossos desejos e também os empurrar para obter resultados diferentes."

A necessidade humana natural de "pertencer" está sendo explorada, e os usuários consentem voluntariamente entregar virtualmente todos seus dados, assinando acordos cuidadosamente elaborados que ninguém se preocupa em ler. "Tudo isso tem centenas e centenas de páginas de um jargão legal que nós não somos capazes de ler e avaliar, mas isso é considerado como vinculativo para nós", disse Snowden.

"E agora todas essas instituições, que são ao mesmo tempo comerciais e governamentais, [...] estruturaram e consolidaram isso como os meios mais eficientes de controle social em toda a história da nossa espécie."

Amplificador Elsys Link 3g Roteador Integrado Com Antena E Poe

Amplificador Elsys Link 3g Roteador Integrado Com Antena E Poe

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas