Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Analista prevê possíveis consequências se Turquia desistir da compra dos S-400 russos

A Turquia perderá a face e sofrerá uma derrota estratégica se abdicar da compra dos sistemas da defesa antiaérea russos S-400 conforme os EUA exigem, disse o especialista Yuri Mavashev, do Centro dos Estudos da Turquia Moderna, em entrevista à RT.


Sputnik

O especialista explicou que Washington, ao exigir a Ancara que não compre armamento russo, apresenta um ultimato, sem propor nenhum compromisso.

Sistemas de defesa antimísseis S-400 da Rússia (foto do arquivo)
S-400 Triumph © Sputnik / Sergey Malgavko

"Provavelmente, é mais um blefe do lado norte-americano. Washington não preconiza um diálogo em pé de igualdade. Mas, mesmo que se trate de propostas muito vantajosas, a Turquia compreende que abdicar hoje dos S-400 significaria para o país perder a face. E isso vai levar o lado turco a uma derrota estratégica porque todos os países que acreditaram na política independente da Turquia se virarão contra ela", afirmou o analista.

Vladimir Bruter, especialista do Instituto Internacional de Estudos Políticos e Humanitários, adicionou em entrevista à RT que, se a Turquia se recusar a comprar os S-400, tal demonstraria que o país é passível de pressão.

"Ela vai perder muito na questão de sua imagem pública, assim como na questão das relações com a Rússia. O governo turco deve decidir se isso vale ou não a pena para ter boas relações com Washington. Ainda não se sabe de que opções se trata e se estas opções convirão a Ancara."

Antes, Ancara anunciou que não iria desistir da compra dos sistemas antiaéreos russos S-400. O primeiro lote dos S-400 deve ser entregue em julho deste ano.

Caixa de Som Bluetooth Lenoxx CA 340 - Amplificada 290W USB

Caixa de Som Bluetooth Lenoxx CA 340 - Amplificada 290W USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas