Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Brasil se prepara para exercício militar organizado pela Marinha dos EUA

A 60ª edição do exercício naval multinacional UNITAS será sediada pelo Brasil e Chile.


Sputnik

A primeira edição do UNITAS ocorreu em 1960 e, desde então, foi organizado pelo Comando Sul dos EUA.


Resultado de imagem para unitas 2019
UNITAS | Reprodução

O exercício geralmente é executado em duas etapas, sendo uma no Oceano Pacífico e outra no Atlântico, com o objetivo de promover a capacidade conjunta das forças envolvidas.

A fase chamada de UNITAS PAC ocorrerá no litoral chileno entre os dias 24 de junho e 4 de julho, enquanto que a fase UNITAS LANT ocorrerá no Atlântico, no Rio de Janeiro, entre 18 e 31 de agosto, segundo o portal Defesa TV.

Aproximadamente 3.500 militares participarão da operação UNITAS LANT, que contará com Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, EUA, Namíbia, Paraguai, Peru e Portugal.

Em fevereiro e março deste ano, decorreram a Conferência de Desenvolvimento de Conceito e a Conferência de Planejamento Inicial (IPC), onde foi assinado um memorando de entendimentos, no qual os representantes dos países se comprometeram com os assuntos tratados, afirmou o contra-almirante João Alberto de Araujo Lampert, diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha brasileira.

A FAB também participará do UNITAS através do apoio aos meios navais, onde estará empenhada em operações conjuntas com outras forças envolvidas.

"A quantidade total de tripulantes será em torno de 50 militares. Teremos ainda mais alguns 30 militares diretamente envolvidos com ações de apoio em solo", informou o major da FAB Nícolas Gomes Moreira.

O major também informou que para o exercício contará com uma aeronave P-3AM e duas aeronaves P-95M, para realização de patrulhamento aéreo, além de dois helicópteros H-36, utilizados para missões de deslocamento e resgate.

Além do UNITAS LANT, também será realizado o UNITAS Amphibius, que é um exercício de ajuda humanitária e a desastres por meio de uma operação anfíbia. As tropas deverão desembarcar na ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro.

Fritadeira Elétrica Sem Óleo/Air Fryer Fama - Air Fry Preta 2,9L com Timer

Fritadeira Elétrica Sem Óleo/Air Fryer Fama - Air Fry Preta 2,9L com Timer

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas