Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Emir do Catar envia quase US$ 500 milhões à Palestina após confrontos em Gaza

O emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani, ordenou a transferência de 480 milhões de dólares aos palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia em meio a um novo aumento das tensões com os israelenses, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores catarense.


Sputnik

"O emir Tamim bin Hamad al Thani decretou destinar 480 milhões de dólares para os irmãos palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza", disse a chancelaria por meio de um comunicado. 

Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani (arquivo)
Emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani © AFP 2019 / FAYEZ NURELDINE

De acordo com as autoridades do Catar, o montante destinado aos palestinos busca refletir as relações de irmandade entre os dois povos e ajudar o povo palestino a satisfazer suas necessidades em meio a difíceis circunstâncias impostas pelas forças de ocupação israelenses e à diminuição da assistência humanitária internacional.

Na manhã desta segunda-feira, após um fim de semana de ataques e retaliações entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, uma autoridade palestina anunciou um novo acordo de cessar-fogo na região, mediado por Catar, Egito e pelas Nações Unidas. O balanço de mortos é de 4 vítimas israelenses e 25 palestinos, incluindo um bebê de 4 meses, uma criança de 12 anos e duas mulheres grávidas.

Smartphone Samsung Galaxy J8 64GB Violeta 4G - 4GB RAM Tela 6” Câm. 16MP + 5MP + Selfie 16MP

Smartphone Samsung Galaxy J8 64GB Violeta 4G - 4GB RAM Tela 6” Câm. 16MP + 5MP + Selfie 16MP Roxo

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas