Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Estados Unidos enviam caças F-35A para exercícios de dissuasão na Europa

A Força Aérea dos Estados Unidos deslocou caças F-35A para a Europa para participação de exercícios, informou um portal militar.


Sputnik

Segundo o site Defence Blog, a Força Aérea norte-americana comunicou na terça-feira (11) o envio de caças de combate F-35A Lightning II para a Alemanha. As aeronaves vão participar nas manobras militares.

Caças F-35 Lightning (imagem referencial)
© Airman 1st Class Lillian Miller

"A Força Aérea dos EUA deslocou um esquadrão de caças de combate F-35A Lightning II, aviadores e equipamento associado para a Base Aérea Spangdahlem, Alemanha, das 388ª e 419ª Asas de Caça da Base Aérea Hill, Utah, para participar de exercícios e conduzir treinamento com outros caças baseados na Europa como parte de um Pacote de Simulação de Segurança [TSP, na sigla em inglês]", lê-se no comunicado.

De acordo com oficiais, através da Iniciativa Europeia de Dissuasão, o TSP garante uma presença rotacional mais robusta dos EUA na Europa para dissuadir adversários e assegurar o compromisso norte-americano com a segurança regional para parceiros e aliados.

Atualmente, no mar Báltico, não muito longe da fronteira da Rússia, estão decorrendo os exercícios militares BALTOPS 2019, com participação de 40 navios de guerra, submarinos e outras embarcações pertencentes a 18 países, bem como 40 aeronaves.

Avião Rafale C Fighter - HOBBYBOSS

Avião Rafale C Fighter - HOBBYBOSS

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas