Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

Guterres alerta que “a paz enfrenta enormes obstáculos”

Secretário-geral informa Conselho de Segurança sobre prevenção e mediação de conflitos; há “sinais encorajadores” para o Iémen, República Centro-Africana e Burkina Faso; chefe da ONU pede maior unidade aos Estados-membros.


ONU News

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considera que há “alguns sinais encorajadores” na prevenção e mediação de conflitos.

Guterres considera que quando a comunidade atua cedo é possível “evitar que as crises se intensifiquem, salvem vidas e reduzam o sofrimento." | Foto ONU/ Loey Felipe

Dirigindo-se ao Conselho de Segurança, o líder da ONU elencou a aproximação entre a Etiópia e a Eritreia e o acordo firmado entre a Grécia e a Macedónia no ano passado, permitindo que a designação da República da Macedónia do Norte fosse reconhecida internacionalmente, como casos inspiradores.

Ferramentas

Também os avanços conseguidos pelo Acordo de Estocolmo entre as partes no conflito no Iémen, o acordo de paz na República Centro-Africana, mediado pela União Africana, UA, e a ONU, e o trabalho desenvolvido no Burkina Faso foram exemplos apontados pelo secretário-geral.

Para ele, “a prevenção e a mediação de conflitos são duas das ferramentas mais importantes à sua disposição para reduzir o sofrimento humano.”

Guterres considera que quando a comunidade atua cedo é possível “evitar que as crises se intensifiquem, salvem vidas e reduzam o sofrimento, cumprindo o mandato mais fundamental das Nações Unidas.”

Preocupações

O chefe da ONU assegurou aos membros do Conselho de Segurança que está a trabalhar “com partes de conflitos e outros parceiros em regiões e países ao redor do mundo para promover esses objetivos” mas reconhece que “apesar dos esforços, a paz enfrenta enormes obstáculos.”

Lembrando que as rivalidades na comunidade internacional fazem com que as guerras continuem, Guterres alertou ainda que “são os civis que pagam o preço.”

O ressurgimento do populismo e das políticas que contribuem para o ressentimento, a marginalização e o extremismo, mesmo em sociedades que não estão em guerra é, para o secretário-geral um motivo de preocupação.

Apelo

Guterres também se mostrou apreensivo em relação ao recuo, em vários países, em questões de direitos humanos, sobretudo em questões de género e de inclusão o que evidencia “uma redução do espaço da sociedade civil.”

Guterres explicou o trabalho que está a ser desenvolvido pela ONU para eliminar conflitos e na prestação de assistência humanitária na Líbia, na Venezuela e na Síria.

O secretário-geral terminou a sua intervenção apelando aos membros do Conselho e a todos os Estados-membros “a lutar por uma maior unidade, para que os esforços de prevenção e mediação sejam tão eficazes quanto possível.”

Smart TV 4K LED 50” Philips 50PUG6513/78 Wi-Fi - Conversor Digital 3 HDMI 2 USB

Smart TV 4K LED 50” Philips 50PUG6513/78 Wi-Fi - Conversor Digital 3 HDMI 2 USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas