Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Iraque mediará pacto de não agressão entre Irã e países do golfo Pérsico

As autoridades iraquianas vão transmitir a proposta de Teerã de concluir um pacto de não agressão à Arábia Saudita e ao Bahrein, disse no sábado o embaixador iraquiano em Teerã, Saad Jawad Qandil.


Sputnik

"Autoridades iraquianas receberam e anunciaram que iriam transmitir a proposta aos países do Golfo, especialmente àqueles que não têm relações com o Irã, incluindo Arábia Saudita e Bahrein", disse o embaixador à Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos (ISNA).

Bandeira do Iraque
Bandeira do Iraque © flickr.com/ Global Panorama

No final da semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, convidou os países do golfo Pérsico a assinarem um pacto de não agressão em meio a uma situação tensa na região.

Em janeiro de 2016, a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irã, depois que muçulmanos xiitas atacaram missões diplomáticas sauditas no país, protestando contra a execução do proeminente clérigo xiita Sheikh Nimr al-Nimr na Arábia Saudita. Após a decisão de Riad, países como Bahrein, Djibuti e Sudão adotaram medidas semelhantes.

No mês passado, os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no Oriente Médio, enviando para a região um grupo de ataque, porta-aviões, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15. O conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, descreveu as manobras como "uma mensagem clara e inequívoca para o Irã".

DVD Player Quatro Rodas MTC6617 Bluetooth USB SD AUX + Câmera de Ré + Sensor de Estacionamento Preto - Prime

DVD Player Quatro Rodas MTC6617 Bluetooth USB SD AUX + Câmera de Ré + Sensor de Estacionamento Preto - Prime

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas