Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Marinhas de 18 países participam de exercícios navais perto da fronteira da Rússia

Cerca de 8.600 efetivos de 18 países participam dos exercícios navais BALTOPS 2019 que decorrem no mar Báltico nesse mês, informou a Marinha dos EUA.


Sputnik

A Segunda Frota da Marinha norte-americana divulgou uma nota, segundo o qual os exercícios navais BALTOPS 2019 decorrerão no mar Báltico, não longe da fronteira da Rússia, entre os dias 9 e 21 de junho.

Navios participantes dos exercícios navais BALTOPS 2019
Navios participantes dos exercícios navais BALTOPS 2019 © FOTO: PUBLIC DOMAIN/U.S. NAVY/JOSHUA M. TOLBERT

Um total de 40 navios de guerra, submarinos e outras embarcações pertencentes a 18 países, bem como 40 aeronaves, tomarão parte das manobras. O estado-maior das manobras se localiza no navio de comando Mount Whitney da Sexta Frota dos EUA que entrou no mar Báltico em 30 de maio.

O vice-almirante Andrew Lewis, comandante da Segunda Frota dos EUA, chefia os exercícios em nome das Forças Navais europeias (NAVEUR, na sigla em inglês).

"Nenhum país enfrenta os desafios sozinho, somos mais fortes juntos", disse Lewis.

Ele destacou que os países parceiros e a OTAN devem reforçar suas capacidades de defesa através da melhoria de sua prontidão.

Nesse ano, os países participantes das manobras BALTOPS são a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Letônia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia e Turquia.

As manobras BALTOPS são o principal exercício naval anual na região do Báltico, sendo o maior no norte europeu. Elas têm como objetivo melhorar a flexibilidade e interoperabilidade entre as unidades da Aliança Atlântica e dos países parceiros.

Smartphone Samsung Galaxy Note 9 128GB Preto 4G - 6GB RAM Tela 6,4” Câm. 12MP + 12MP + Selfie 8 MP

Smartphone Samsung Galaxy Note 9 128GB Preto 4G - 6GB RAM Tela 6,4” Câm. 12MP + 12MP + Selfie 8 MP

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas