Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Mídia revela potência da última bomba testada pela Coreia do Norte

A potência da última bomba nuclear testada pela Coreia do Norte foi cerca de 66% maior do que os especialistas estimavam anteriormente, refere a Defense One, citando as últimas pesquisas nesta área.


Sputnik

A publicação lembra que as estimativas iniciais do poder da explosão, que ocorreu em 2017, era entre 30 a 300 quilotons em equivalente TNT, enquanto a inteligência dos EUA referia 140 quilotons.

Demolição de instalações auxiliares do polígono nuclear de Punggye-ri, Coreia do Norte
© Sputnik / Ilya Pitalev

"Um novo olhar sobre os dados sismológicos sugere que a explosão foi entre 148 e 328 quilotons e, provavelmente, cerca de 250 quilotons", diz o artigo.

Segundo especialistas, essa potência é 16 vezes maior do que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima em agosto de 1945.

"Se explodisse sobre Washington, destruiria quase todos os edifícios residenciais no centro da cidade e causaria queimaduras de terceiro grau a todos em um raio de 4,8 quilômetros", destaca o jornal.

O teste nuclear no polígono norte-coreano de Phungheri foi o último deste tipo efetuado por Pyongyang. Depois disso, as autoridades anunciaram a conclusão dos trabalhos de desenvolvimento de armas nucleares. Em 2018, a Coreia do Norte concordou em iniciar negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, em troca de garantias de segurança. Como parte desse processo, foram realizadas duas reuniões entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, mas as partes ainda não chegaram a um acordo final.

Notebook Acer Aspire 3 A315-53-C6CS Intel Core i5 - 4GB 1TB 15,6” Windows 10

Notebook Acer Aspire 3 A315-53-C6CS Intel Core i5 - 4GB 1TB 15,6” Windows 10

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas