Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Ministro turco rebate EUA sobre os S-400: 'Ninguém dá ultimato à Turquia'

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, rejeitou a exigência do secretário de defesa dos EUA de que Ancara cancelasse a compra de sistemas de mísseis russos S-400, apesar das ameaças de que seriam retirados do programa de caça a jato F-35.


Sputnik

"Nós rejeitamos o texto [da] carta [do secretário da Defesa Patrick Shanahan] ao nosso ministro da Defesa. Ninguém pode dar um ultimato à Turquia", afirmou Cavusoglu nesta quinta-feira.

O Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu
Mevlut Cavusoglu © AP Photo / Mandel Ngan

A fala do chanceler turco ecoa os comentários anteriores do presidente Recep Tayyip Erdogan de que a compra já era um negócio fechado.

Tomando nota das preocupações de Washington, a Turquia propôs medidas para investigar se a compra dos sistemas de mísseis russos representaria ou não um perigo para os F-35s produzidos pela OTAN, incluindo um grupo de trabalho conjunto com os EUA para estudar o assunto. Até agora, Washington desprezou a proposta.

Cavusoglu argumentou que, embora o próprio presidente estadunidense Donad Trump estivesse aberto à ideia, havia sido fechado por outras "instituições" dentro de sua administração.

Na quarta-feira, o embaixador da Rússia na Turquia, Aleksei Yerkhov, reiterou o compromisso de seu lado em fornecer o equipamento militar, dizendo aos jornalistas que "não há mudanças e não haverá mudanças" na questão.

A equipe turca já está em treinamento para operar os sistemas S-400, que devem começar a ser entregues nas próximas semanas.

Notebook Dell Inspiron 15 i15-3576-A70 - Intel Core i7 8GB 2TB 15,6” Placa de Vídeo 2GB

Notebook Dell Inspiron 15 i15-3576-A70 - Intel Core i7 8GB 2TB 15,6” Placa de Vídeo 2GB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas