Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

OTAN realiza manobras visando testar prontidão das unidades europeias

Nestes dias a OTAN está realizando exercícios militares na Polônia para comprovar a prontidão das unidades europeias da Aliança, informa portal militar.


Sputnik

As manobras militares Noble Jump 19 decorrem em duas etapas desde 24 de maio até 14 de junho no polígono de Zagan na Polônia ocidental, escreveu o site Defence Blog.

Veículos blindados nos exercícios militares Noble Jump 19
Veículos blindados nos exercícios militares Noble Jump 19 © FOTO : BUNDESWEHR

Os exercícios Noble Jump 19 visam o treinamento das unidades especiais da OTAN da Força Conjunta de Alta Disponibilidade (VJTF na sigla em inglês) e comprovar a cooperação entre as tropas.

Para iniciar as manobras, a OTAN mobilizou e movimentou 1.700 efetivos, 600 veículos e 70 tanques de guerra da Alemanha para o polígono de Oberlausitz, perto de Chemnitz. Ao mesmo tempo, centenas de militares e tanques da Noruega também foram deslocados. Todas as unidades se conectaram em Zagan, na Polônia.

Cerca de 2.500 efetivos e mil veículos da Alemanha, Dinamarca e Noruega participam desses exercícios.

Os exercícios preveem as missões seguintes: defesa contra tanques e infantaria do inimigo, detecção e desativação de minas, bem como treinamento de artilharia.

COBI - Tanque Americano M46 Patton

COBI - Tanque Americano M46 Patton

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas